SÃO BERNARDO DO CAMPO
MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
São Bernardo do Campo possui vocação clara para o turismo de negócios e eventos. O município tem em seu calendário de eventos importantes manifestações culturais, festas tradicionais e feiras temáticas e de artesanato. A cidade também incentiva e apoia grupos folclóricos tradicionais, como a congada do Parque São Bernardo, a Folia de Reis do Baeta Neves, entre outros.
FESTIVAL DO CAMBUCI
Evento familiar que ocorre geralmente no mês de abril e contempla palestras técnicas e oficinas gastronômicas na “Casa do Cambuci” e apresentações artísticas e culturais na “Tenda do Cambuci”, além de praça de alimentação temática. Já foram realizadas cinco edições, em 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023, com público estimado de 7 mil, 10 mil, 5 mil, 12 mil e 14 mil pessoas, respectivamente.
CONGRESSO BRASILEIRO E INTERNACIONAL DE TURISMO INDUSTRIAL
Evento direcionado a gestores públicos, empresas privadas e meio acadêmico, onde são apresentados em palestras, painéis, mesas redondas, salas temáticas e visitas técnicas o inovador Turismo Industrial, introduzido como segmento pela experiência de São Bernardo do Campo, que atualmente conta com 19 empresas parceiras do programa, que permite ao visitante/turista conhecer a estrutura das empresas, a forma de produzir bem como a tecnologia empregada no processo produtivo. A última edição, das três já realizadas (2016, 2017 e 2019), também contemplou sua primeira internacional, que contou com representantes da França, Argentina e Portugal, trazendo experiências com o Turismo Industrial nos continentes americano e europeu.
FESTIVAL BON ODORI
Evento familiar que teve suas três edições em 2019, 2021 e 2022, concebido para homenagear a comunidade japonesa da cidade e da região. Faz parte de uma das artes populares mais estimadas pelos japoneses, realizada por meio de danças baseadas em tradições e costumes étnicos. Tem como destaque apresentações de taiko (tambores japoneses), flauta e o shamisen (instrumento de cordas japonês). A culinária oriental
.
CARREATA DO TURISMO INDUSTRIAL NO DESFILE CÍVICO MILITAR
Tradicional desfile cívico militar realizado no dia 20 de agosto, aniversário da cidade, passou a contar desde 2019, com a Carreata do Turismo Industrial. Caminhões, vans e carros das indústrias parceiras desfilam pela Rua Marechal Deodoro, reafirmando o Turismo Industrial como identidade turística de São Bernardo do Campo.
A próxima Carreata já está confirmada para 20 de agosto de 2024.
FESTIVAL DE VERÃO
Festival realizado nos meses de janeiro ou fevereiro, anualmente, ocorre em um ou mais finais de semana. Evento operado por empresa privada, patrocinado, que conta com apoio efetivo da Administração Municipal, inclusive do Turismo. As 1ª , 2ª e 3ª edições foram realizadas no Riacho Grande (Orla da Prainha) e as 4ª e 5ª edições realizadas na Esplanada do Paço Municipal.
PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES
Realizada sempre no primeiro domingo de fevereiro, a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes integra o calendário oficial de São Bernardo do Campo. A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes remonta aos idos de 1950, quando foram realizadas as primeiras procissões em homenagem à santa, por meio das ruas do Riacho Grande e, por barco, pelas águas da Represa Billings em direção à Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, atualmente no território do município de Diadema.
FESTA DE SÃO BARTOLOMEU
A Festa de São Bartolomeu é realizada sempre no último domingo do mês de agosto, no Parque Natural Estoril. O evento é realizado pela colônia italiana da cidade desde 1958. A missa é celebrada em italiano na capela que é uma réplica da existente na província de Chiozza, na Garfagnana, região de Lucca, Itália. Além da missa, completa a tradição o ritual de fazer a bênção das urnas com a terra dos túmulos de parentes mortos na Itália e no Brasil e o almoço de confraternização da colônia italiana.
PROCISSÃO DOS CARROCEIROS
A tradicional Procissão dos Carroceiros, cujo registro documental é anterior a 1888, é realizada sempre no primeiro domingo de setembro. O evento encerra as festividades em comemoração a Nossa Senhora da Boa Viagem, realizada na Igreja Matriz, e integra os calendários oficiais da cidade e do Estado. Com cavalos, carroças, bicicletas e a pé, os fiéis da região e romeiros vindos de várias cidades do Estado participam da programação religiosa e cultural para demonstrar devoção à santa.