EVENTOS

São Bernardo do Campo possui vocação clara para o turismo de negócios e eventos. O município tem em seu calendário de eventos importantes manifestações culturais, festas tradicionais e feiras temáticas e de artesanato.  A cidade também incentiva e apoia grupos folclóricos tradicionais, como a congada do Parque São Bernardo, a Folia de Reis do Baeta Neves, entre outros.

 

68274432_1590560961086036_46923393968027
106986-970x600-1.jpeg
79258126_2927422107308647_23145193929074

FESTIVAL DO CAMBUCI        

Evento familiar norteado pelo tripé: preservação do meio ambiente, alimentação saudável e slowfood. Ocorre normalmente no mês de abril e contempla palestras técnicas e oficinas gastronômicas na “Casa do Cambuci” e apresentações artísticas e culturais na “Tenda do Cambuci”, além de praça de alimentação temática. Já foram realizadas duas edições, em 2018 e 2019, com público estimado de 7 mil e 10 mil pessoas, respectivamente.

​​​

CONGRESSO BRASILEIRO E INTERNACIONAL DE TURISMO INDUSTRIAL

Evento direcionado a gestores públicos, empresas privadas e meio acadêmico, onde são apresentados em palestras, painéis, mesas redondas, salas temáticas e visitas técnicas o inovador Turismo Industrial, introduzido como segmento pela experiência de São Bernardo do Campo, que atualmente conta com 19 empresas parceiras do programa, que permite ao visitante/turista conhecer a estrutura das empresas, a forma de produzir bem como a tecnologia empregada no processo produtivo. A última edição, das três já realizadas (2016, 2017 e 2019), também contemplou sua primeira internacional, que contou com representantes da França, Argentina e Portugal, trazendo experiências com o Turismo Industrial nos continentes americano e europeu.

FESTIVAL BON ODORI

Evento familiar que teve sua primeira edição em 2019, concebido para homenagear a comunidade japonesa da cidade e da região. Faz parte de uma das artes populares mais estimadas pelos japoneses, realizada por meio de danças baseadas em tradições e costumes étnicos. Tem como destaque  apresentações de taiko (tambores japoneses),  flauta e o shamisen (instrumento de cordas japonês). A culinária oriental também se faz presente.

​​​​​CARREATA DO TURISMO INDUSTRIAL NO DESFILE CÍVICO MILITAR

Tradicional desfile cívico militar realizado no dia 20 de agosto, aniversário da cidade, passou a contar desde 2019, com a Carreata do Turismo Industrial. Caminhões, vans e carros das indústrias parceiras desfilam pela Rua Marechal Deodoro, reafirmando o Turismo Industrial como identidade turística de São Bernardo do Campo.

​​​ROTA CICLOTURÍSTICA MÁRCIA PRADO

A Rota Marcia Prado tem ocorrido anualmente como evento voltado ao cicloturismo, à mobilidade ativa e à proteção da vida no trânsito, desde o ano de 2009. Tem se configurado como maior evento de cicloturismo do país, em número de participantes. O nome da rota presta uma homenagem à uma ciclista que se tornou ícone da violência no trânsito. O percurso é inspirado no trajeto da última viagem de Márcia. Além de se configurar como evento, a rota é uma proposta de caminho para cicloturismo entre os Municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão e Santos, totalizando aproximadamente 100km de ruas, estradas asfaltadas e de terra entre os quatro municípios.

​​

NATAL LUZ DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Instituído em 2019, o “Natal Luz” de São Bernardo do Campo foi montado na nova esplanada do Paço Municipal. Além da tradicional árvore de Natal com 17m de altura, contou com presépio em tamanho real e atrações, como ursos polares, pinguins, soldados de chumbo, bonecos de neve e do próprio bom velhinho.

FESTIVAL DE VERÃO

Festival realizado nos meses de janeiro ou fevereiro, anualmente, ocorre em um ou mais finais de semana. Evento operado por empresa privada, patrocinado, que conta com apoio efetivo da Administração Municipal no tocante aos segmentos de Trânsito, Segurança (GCM), Cultura, Saúde, Comunicação, Assuntos Jurídicos, Meio Ambiente, Serviços Urbanos (limpeza e fiscalização) e Turismo. Da 1ª a 3ª edição realizadas no Riacho Grande (Orla da Prainha) e a 4ª edição realizada pela primeira vez na Esplanada do Paço Municipal, o evento atraiu 120 mil pessoas .

​​​​​​​​PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Realizada sempre no primeiro domingo de fevereiro, a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes integra o calendário oficial de São Bernardo do Campo. A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes remonta aos idos de 1950, quando foram realizadas as primeiras procissões em homenagem à santa, por meio das ruas do Riacho Grande e, por barco, pelas águas da Represa Billings em direção à Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, atualmente no território do município de Diadema (à época, Vila Conceição).

 

​​​​FESTA DE SÃO BARTOLOMEU

A Festa de São Bartolomeu é realizada sempre no último domingo do mês de agosto, no Parque Natural Estoril. O evento é realizado pela colônia italiana da cidade desde 1958. A missa é celebrada em italiano na capela que é uma réplica da existente na província de Chiozza, na Garfagnana, região de Lucca, Itália. Além da missa, completa a tradição o ritual de fazer a bênção das urnas com a terra dos túmulos de parentes mortos na Itália e no Brasil e o almoço de confraternização da colônia italiana.

​​​​​​​PROCISSÃO DOS CARROCEIROS

A tradicional Procissão dos Carroceiros, cujo registro documental é anterior a 1888, é realizada sempre no primeiro domingo de setembro. O evento encerra as festividades em comemoração a Nossa Senhora da Boa Viagem, realizada na Igreja Matriz, e integra os calendários oficiais da cidade e do Estado. Com cavalos, carroças, bicicletas e a pé, os fiéis da região e romeiros vindos de várias cidades do Estado participam da programação religiosa e cultural para demonstrar devoção à santa.

12604859_1090330417684501_44340497820529
festapadroeira54.jpg