ATRATIVOS ECOLÓGICOS E PARQUES MUNICIPAIS

Cerca de 50% do território de São Bernardo do Campo está em área de proteção aos mananciais, onde se localiza a Represa Billings e a Região do Riacho Grande. A região vem recebendo investimentos que visam explorar o grande potencial turístico que possui nos campos do lazer, ecoturismo, esportes náuticos e atividades de aventura. Os parques municipais se caracterizam também como boas opções de lazer urbano.

​          

PARQUE RAPHAEL LAZZURI

Localizado ao lado do Ginásio Poliesportivo e em um dos corredores gastronômicos da cidade, o parque ocupa uma área de 25 mil m² e conta com pistas de cooper com percursos de 400 e 650 metros, além de áreas destinadas a atividades físicas e playground.

Aberto todos os dias, das 6h às 22h.

Av. Kennedy, 1.111 - Parque São Diogo - Tel.: (11) 4332-4510

 

PARQUE MUNICIPAL NATURAL  “VIRGÍLIO SIMIONATO” - ESTORIL

Com uma área de 373 mil m², sendo 90% de preservação, é o local ideal para contemplar a natureza, que une as águas da Represa Billings com o verde da Mata Atlântica. Conta ainda com teleférico, passeios de pedalinho, stand up e abriga o zoológico municipal (especializado na fauna da Mata Altântica).

Aberto de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h.

Rua Portugal, 1.100 Estoril – Riacho Grande – Tel.: (11) 4354-9087

REPRESA BILLINGS

Construída em 1952, é considerada o maior espelho d´água da América do Sul. Cercada por densa vegetação, as águas da Represa são uma ótima opção para turismo, lazer e prática de esportes náuticos. Destaque para a Prainha do Riacho Grande.

PARQUE SALVADOR ARENA

Com mais de 15 mil m², aberto todos os dias das 6h às 22h, o parque urbano conta com pista de caminhada de 400 metros, lago com chafariz e cachoeira artificial, teatro de arena com arquibancada para 420 pessoas, playground e área para prática de atividades físicas. Um dos seus grandes atrativos é o aquário de água doce, o maior de exposição de peixes do país, com 24 metros de extensão e 2,10 metros de altura.

Av. Caminho do Mar, 2.980 - Rudge Ramos - Tel.: (11) 4368-1246

​​

ZOO

O Zoológico Municipal de São Bernardo do Campo, que se localiza no interior do Parque Estoril, mantém cerca de 250 animais de diversas espécies da fauna brasileira, várias ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, o cachorro-vinagre, o macaco-aranha-de- cara-vermelha, e a arara-azul. Destacam-se também a anta, os periquitos e o cateto. Entrada gratuita.  

Rua Portugal, 1100 – Estoril – Riacho Grande - Tel.: (11) 4354-9087

Aberto de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h.

PARQUE ECOLÓGICO IMIGRANTES

Com área de 484 mil m² de mata preservada, foi criado para promover a preservação do meio ambiernte através da contemplação da Mata Atlântica e o estudo de seu ecossistema.  Os visitantes têm a oportunidade de compreender, através de atividades de educação ambiental, as relações do homem com a natureza. O PEI é completamente adaptado para recepcionar visitantes de baixa molbilidade. De propriedade privada, o local é gerido pela Fundação Kunito Miyasaka.

Rodovia dos Imigrantes (SP-160) - Km 34,5 - Bairro Curucutu

Tel.: (11) 4348-0786

POLO ECOTURÍSTICO CAMINHOS DO MAR

Localizado na divisa entre São Bernardo do Campo e Cubatão, "Caminhos do Mar" é formado por uma parte do Parque Estadual Serra do Mar que contempla a Estrada Velha de Santos e de todos os seus monumentos históricos, destacando-se a Calçada do Lorena e o Pouso Paranapiacaba, erguido em 1922, por ocasião dos Festejos do Centenário da Independência do Brasil.

Rodovia SP-148 Caminhos do Mar - altura do Km 38 (portaria)

tel: (11) 2997-5000

Sede do COMTUR SBC

Praça Samuel Sabatini, 50 - Centro

São Bernardo do Campo / São Paulo

comtur@saobernardo.sp.gov.br

© 2020 COMTUR